terça-feira, 6 de setembro de 2011

Primavera-Leilão de Jardim-texto e atividades

              LEILÃO   DE  JARDIM                                                   

CECÍLIA  MEIRELES
Quem  me  compra um  jardim  com flores?
borboletas  de muitas  cores,
lavadeiras  e passarinhos,
ovos  verdes  e azuis  nos  ninhos?
Quem  me  compra este  caracol?
Quem  me  compra um  raio  de  sol?
Um  lagarto entre  o  muro  e  a  hera, uma  estátua  da Primavera?
Quem  me  compra este formigueiro?
E  este  sapo, que é  jardineiro ?
E  a  cigarra  e  a sua  canção?
E  o  grilinho dentro  do  chão?
Este  é  meu leilão!


PROJETO  LEILÃO DE JARDIM
Objetivo Geral


-Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades
para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação
de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação
entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar
e transdisciplinar.

Objetivos Específicos


-Linguagem oral e escrita

-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando tais produções.

-Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos.

-Promover a elaboração de hipóteses e registros.

-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.


I – Sensibilização

-Releitura da Obra de Arte

-Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções.

-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos
alunos quanto aos detalhes.


-Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características
e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando
uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o
nome e ilustração.


II – Apresentação


-Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura.

_Explicar às crianças as características de um texto poético.

-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre
o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com
a lista da hipótese inicial.


-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos
em lista.


-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos.


III – Desenvolvimento

-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um
título para ela. Anotar as sugestões na lousa.


-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da
palavra leilão.


-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam
através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim.


-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas.

-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel
pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia.


-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história
em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico,
receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo
tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos.


-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea
a partir das listas produzidas.


-Construção de palavras da lista com alfabeto móvel.

-Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.

IV- Áreas Envolvidas

-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim.

-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações.

-Desenho de
observação: O jardim que eu vi.


-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos
palitos.


-Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção
de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores.


-Explorar quais
formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes,
sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação
dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral.


-Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura.

-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos.

-Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores
( recorte).


-Mosaico. O Sol com EVA amarelo.

-Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira.

-Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades.

-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito.

-Cartaz para observação: As Borboletas

-Confecção
da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos
próprios alunos.


-Modelagem da libélula com massinha.

-Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).

_Dobradura
com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly


-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores.

Desenho: O caracol com barbante e pintura.

-Dobradura
com círculos: A formiga.


-Confecção de um formigueiro – Observação e experiência.

-Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto.

-Dobradura:
O sapo, com círculos e impressão com as mãos.


-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para
atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha,
Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha.



Matemática

-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas.

-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais.

-Identificação de legendas e numerais.

-Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções.

-Interpretar correspondência entre numerais e cores.

Artes

-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções
artísticas e obras de arte.


-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do
contato com diferentes materiais e técnicas.


-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar
crítico”.


_Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.

Música

-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o.

-Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas.

-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música

-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas.

-Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.


Natureza e Sociedade


-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características
do meio ambiente de algumas espécies (insetos).


-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação,
etc.).


-Identificar e adotar atitudes de preservação.

-Atuar como agente multiplicador.

-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os
alunos.


V - Finalização

Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as
atividades de artes desenvolvidas nas aulas.

Audição da música Primavera da Eliana.























Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo! Amei!!

Arquivo do blog