GRUPO 1º ANO-PNAIC CARIACICA

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Planejamento-2013


Planejamento-2013

Disciplina: Língua Portuguesa     
Objetivos Específicos:
Entender a língua como fonte de informação, prazer e conhecimento;
Saber expressar-se de diferentes maneiras e situações diversas (no âmbito familiar em jogos, etc.);  
Ser capaz de ouvir com atenção sem fugir do assunto tratado, aceitando desafios;
Narrar histórias e fatos, observando a sequência cronológica e sem perder o encantamento dos acontecimentos;
Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
Expressar seus sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
Organizar e selecionar informações, utilizando-as em novas situações de aprendizagem;
Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda do professor;
Compreender os sentidos nas mensagens orais e escritas, de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenção do autor;
Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, interferência
e verificação;

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
ESTRATÉGIAS/AÇÕES PEDAGÓGICAS

*Gêneros textuais; (conto, poema, canção, quadrinhas, parlendas, adivinha, trava-língua, piada, instrução, relato, entrevista, anúncio;
*Roda de conversa.
*Receita, panfleto, bula, lista, cartaz, bilhete, carta, diário, calendário;
*Leitura não convencional, por meio de diferentes estratégias (antecipação, dedução, verificação de placas, símbolos, rótulos);
*Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita;
* Escrita do próprio nome, nome dos colegas e de outras palavras pertinentes ao contexto de sala de aula;
*Produção de listas;
*Reconto e reescritas de textos repertoriados pelo grupo;
*Características estruturais do texto e do portador;
*Ordem alfabética.
*Fantoches e dedoches;
*Livros infantis e outros gêneros;
*Músicas;
*Jogos;
*Escrita espontânea;
*Alfabeto móvel;
*Bingo de letra e palavras;
*Sondagens de palavras;
*Encaixe da primeira letra;
*Listas diversificadas;
*Pesquisas em revistas e jornais;
*Filmes;
*Máscaras;
*Atividades diversas em folha como:
-cruzadinhas;
_ligue;

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
*Uso da linguagem oral em situações de comunicação que envolva a necessidade de expor opiniões, explicar, argumentar,
perguntar, solicitar;
*Interpretação de fatos e histórias;
*Narração oral de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade;
*Produção e revisão de textos coletivos, por meio de parceiro mais experiente que cumpra o papel de escriba.
*Reconto de histórias e criação oral de novas versões por meio de diferentes estratégias;
*Uso da escrita como representação da fala;
*Uso da escrita em situações de comunicação (parlendas, poemas, canções, trava-línguas, listas, adivinhas, quadrinhas,
-caça-palavras;
-completar palavras;
*Exercícios de relacionar.
manchetes de jornal);
*Elaboração de listas do mesmo grupo semântico, a partir de temas indicados;
*Compartilhamento da leitura e seleção de textos;
*Solução de dúvidas sugeridas recorrendo a um parceiro mais experiente;
*Manuseio frequente de livros, gibis, revistas, jornais e material escrito em geral;
*Controle de escrita em situações de produção em parceria, resgatando o que já foi escrito e o que ainda falta escrever;
*Produção de livro coletivo a partir da nova versão de um conto previamente selecionado, estudado e trabalhado com mediação do professor;
*Ilustração do conto produzido.
*Respeito à sua vez de falar e às diferentes formas de expressão;
*Contribuições verbais (opiniões, idéias) em problemas pertinentes ao grupo;
*Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimentos;
*Adoção do hábito de pegar emprestados livros da biblioteca da sala de aula ou da escola;
*Ampliação do hábito da leitura à sua casa e família;
*Interesse pela preservação de livros, jornais etc.;
*Solicitação das experiências de leitura;
*Respeito pela produção própria e alheia.

AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
 Observação contínua e sistemática, ficha de avaliação e auto-avaliação

OBSERVAÇÃO: (Anotar aqui o replanejamento)

Disciplina: Matemática
Objetivos Específicos:
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característicos da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
Fazer observações sistemáticas de aspecto quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico estatístico, combinatório, probabilístico): selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos;
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem orla, de registros informais e da linguagem matemática;
Desenvolver procedimentos de cálculos: mental, escrito, exato, aproximado, pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados;
Refletir sobre a grandeza numérica, utilizando a calculadora como instrumento para produzir e analisar escritas;
Utilizar informações sobre o tempo e a temperatura;
Utilizar instrumentos de medidas, usuais ou não, estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais;
Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais.


CONTEÚDOS CONCEITUAIS
ESTRATÉGIAS/AÇÕES PEDAGÓGICAS

 Números e operações
*Histórias do nosso sistema de numeração: uso de dedos como nas cavernas, em ossos, pedras, nós em cordas;
*Números em situações cotidianas: números que aparecem com freqüência na sala de aula, idade, número do calçado, números que indicam valores das moedas e cédulas, etc.;
*Situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos;
*Jogos e desafios matemáticos envolvendo as quatro operações.

Espaço e Forma
*Figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
*Pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Grandezas e medidas
*Histórias do sistema de medidas convencionais: uso de dedos, polegares, palmos, passos, etc.
*Medidas de tempo, massa, capacidade monetária;
*Estratégias de medidas tendo como primeiro referencial o próprio corpo.

Tratamento da informação
*Dados em listas, tabelas e gráficos simples.
*Histórias contadas sobre o sistema de numeração;
*Registro em calendário;
*Data de aniversário;
*Quebra-cabeça;
*Labirinto;
*Jogos matemáticos;
*Jogo da memória;
*Construir e representar formas geométricas;
*Brincadeiras de roda, amarelinha, etc.
*Tangran;
*Completar a sequência numérica;
*Jogos;
*Jogo dos erros;
*Dominó;
*Modelagem;
*Atividades variadas em folha;
*Músicas e filmes;
* Brincadeiras infantis;
* Lego;
* Uso do laboratório de matemática.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
*Utilização da contagem oral nas brincadeiras, jogos, cantigas de roda e em situações nas quais se reconheça sua necessidade;
*Comunicação de quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;
*Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou freqüentes;
*Utilização de noções simples de cálculo mental, registro pictórico e/ou números como ferramenta para resolver problemas;
*Observação e verbalização da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
*Uso do dinheiro em situação de interesse das crianças;
*Exploração de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
*Representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;
*Registro de posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente, nos jogos, nas brincadeiras, nas musicas e nas diversas situações, em que as crianças considerarem necessária essa ação;
*Uso de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
*Experimentação de noções de medidas de tempo, comprimento, peso, volume pela utilização de unidades não convencionais e convencionais, tendo como primeiro referencial o próprio corpo;
*Marcação do tempo por meio de calendários;
*Organização da rotina diária e planejamento de eventos (festas, projetos, estudos do meio)
*Leitura e interpretação de informações contidas em imagens;
*Registro pessoal para a comunicação das informações coletadas;
*Elaboração e problematização de listas e tabelas simples (lista de aniversariantes do mês)


CONTEÚDOS ATITUDINAIS
*Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias diante de situações-problema;
*Respeito pelo pensamento do outro e valorização do trabalho cooperativo e do intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem;
*Curiosidade por questionar, explorar e interpretar os diferentes usos dos números, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana;
*Respeito às regras dos jogos e desafios;
*Persistência perante os erros e dificuldades;
*Busca de soluções pessoais para vencer situações-problema;
*Opção por registros claros e completos;
*Valorização da importância das medidas e estimativas para resolver problemas cotidianos;
*Sensibilidade pela observação das formas na natureza, nas artes, nas edificações.

Disciplina: Geografia
Objetivos Específicos:
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedades e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referencia que possibilite uma participação positiva e reativa nas questões socioambientais locais;
Compreender a capacidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificação suas relações, problemas e contradições;
Fazer leitura de linguagem, de dados de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar relacionar informações sobre o espaço geográfico.


CONTEÚDOS CONCEITUAIS

ESTRATÉGIAS/AÇÕES PEDAGÓGICAS
*Compreensão da relação entre o espaço corporal e o espaço à volta: na frente, atrás, em cima, embaixo, próximo, distante, à direita, à esquerda etc.
*Descrição dos elementos naturais e modificados que se apresentam na paisagem local;
*Percepção da importância da legenda para identificação de locais e objetos;
*Diferenciação das diferentes visões nas representações gráficas: de cima, de lado, de frente.
*Identificação da relação de proporção entre o que se represente e a dimensão real do que é representado;
*Reconhecimento das transformações realizadas pelo homem ao longo do tempo no ambiente cotidiano, observando os aspectos negativos e positivos. *Passeios pela escola;
*Filmes e músicas;
*Brincadeiras e jogos envolvendo a observação do meio;
*Desenhos e maquetes;
*Exercícios variados;
*Pesquisas em materiais variados;
*Roda de conversa;
*Relatos;
*Cartazes;
*Mapas;
*Fotografias e pinturas.
*Atividades variadas em folha.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
*Registro coletivo do levantamento de hipótese;
*Questionamento dos diferentes conceitos geográficos;
*Leitura de mapa, roteiros e plantas variados, procurando localizar espaços conhecidos;
*Produção de mapas e roteiros simples;
*Elaboração de símbolos que representem locais ou objetos;
*Realização pictórica de locais e objetos em diferentes visões: de cima, de lado, de frente;
*Utilização de pinturas, filmes, fotografias, entrevistas e outros como fonte de informação;
*Confecção de maquetes simples;
*Registro individual e coletivo das informações coletadas por meio de desenhos, textos, fotografias, mapas, vídeos, etc.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS
*Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial em diferentes localidades e situações;
*Organização de informações utilizando diferentes estratégias;
*Autonomia na utilização de registros variados como forma de mapeamento do espaço;
*Adoção de atitude responsável em relação à preservação e conservação do meio em que se vive;
*Valorização do diálogo como meio para resolução de conflitos e troca de informações.


Disciplina: Ciências
Objetivos Específicos:
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante agente de transformações do mundo em que vive;
Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problema reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Saber utilizar conceitos científicos básicos associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes;
Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo de ser humano e respeitando as diferenças individuais;
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita;
Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS
ESTRATÉGIAS/AÇÕES PEDAGÓGICAS

O Ambiente
*O paisagem local (vegetação, construções, o que compõem o ambiente, etc.);
*Os elementos naturais (água, ar, solo, calor);
*Importância do sol;
*O tempo, o clima e o vestuário;
*Objetos produzidos pelo homem;
*Preservação e conservação dos ambientes;
*Lixo e separação do lixo;

Ser humano e saúde
*Identidade, diversidade, sexo, gênero;
*Corpo humano: Partes do corpo; Observando meu corpo; Meu corpo cresce e se desenvolve;
* Os sentidos do meu corpo: visão, olfato, audição, paladar e tato.
*O corpo e a alimentação;
*A dentição de leite;
*Escovação dos dentes;
*A higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente.
Animais
*Algumas características e curiosidades;
*Moradia dos animais, os animais e o ambiente;
*Semelhanças e diferenças entre os animais;
*Os animais de estimação  e seus cuidados .

Plantas
*Árvores, flores e frutos;
*Germinação: observando o crescimento das plantas;
*Vegetais usados na alimentação,
* As e o meio ambiente.
*Projeto Verde é Vida-Decreto Municipal 7940/06
*Troca de idéias sobre gostos e percepções;
*Observação de elementos da natureza que podem ser encontradas perto da casa e da escola;
*Comparação dos modos como diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, locomoção, reprodução, sustentação;
*Resolução de pequenos problemas do cotidiano, solicitando ajuda quando necessário;
*Formulação de hipóteses para explicar os fatos observados;
*Utilização das informações obtidas para justificar suas hipóteses;
*Observação e registro das teorias espontâneas que aparecem nas conversas sobre os assuntos tratados;
*Elaboração de listas e registros escritos;
*Produção de pequenos animais e cultivo de plantas;
*Criação de pequenos animais e cultivo de plantas;
*Pesquisas em diferentes fontes;
*Procedimento básico de preservação a acidentes e o cuidado consigo mesmo.
*Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, ao peso, à estatura, à etnia;
*Valorização do diálogo como forma de lidar com conflitos;
*Disposição para mudar hábitos relacionados á alimentação, higiene, conforto e segurança;
*Valorização da limpeza, da aparência pessoal e do cuidado com os materiais de uso individual e coletivo;
*Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural que as rodeia;
*Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de colaboração e solidariedade.
*Cartazes;
*Pesquisas em materiais diversos;
*Jogos;
*Filmes e músicas;
*Atividades variadas em folha como:
-cruzadinhas;
-desenho;
-recorte e colagem;
-caça-palavras.
*Dia da feira;
*Histórias;
*Uso do laboratório de ciências;
*Cultivo  de sementes;
*Observação e tomada de consciência sobre a flora local;
*P.P. P. com foco na preservação da vida animal.

Disciplina: História
Objetivos Específicos:
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posteridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana existentes no seu grupo de convívio
escolar e na sua localidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
Identificar diferenças culturais entre o modo de sua vida de sua localidade e da comunidade indígena estudada;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;
Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções
.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
ESTRATÉGIAS/AÇÕES PEDAGÓGICAS
*O nome como algo individual e resultado de uma escolha histórico-temporal;
*Diferentes nomes e origens;
*Nomes e datas de aniversário;
*Semelhanças e diferenças entre nomes e histórias de vida da família;
*Modo de medir o tempo;
*Diferentes rotinas dos alunos;
*Diversidade dos modos de criança: aqui e agora, ontem e hoje, em outros tempos e lugares;
*Transformações e permanências no grupo familiar e na escola;
*Diferentes organizações familiares ao longo do tempo;
*A escola como lugar de aprendizado;
*Diferentes escolas e suas transformações históricas;
*Necessidade de cuidar do meio ambiente familiar e escolar;
*Preferências em relação a diversos aspectos: brinquedos, brincadeiras, jogos, grupos musicais, times de futebol, animais de estimação etc., estabelecendo contrapontos entre diferentes espaços e tempos.
*Pesquisas em diferentes fontes: fotografia, obras de arte, entrevista, livros, jornais e internet;
*Troca de informações;
*Confronto de opiniões;
*Levantamento de diferenças e semelhanças individuais;
*Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagem etc.;
*Registro pictórico;
*Planejamento de ações positivas em relação ao meio ambiente
familiar e escolar;
*Uso de diferentes medidas de tempo.
*Valorização da própria história;
*Respeito à diversidade existente entre pessoas do mesmo grupo de convívio;
*Participação, emitindo opiniões;
*Empenho no cumprimento dos combinados;
*Apreciação de histórias de vida diferentes da sua;
*Valorização de diversas histórias.
*Projeto Africanidades. Decreto Municipal 3325/06,Lei 10639/03.
*Cartazes;
*Pesquisas em materiais diversos;
*Jogos;
*Filmes e músicas;
*Atividades variadas em folha como:
-cruzadinhas;
-desenho;
-recorte e colagem;
-caça-palavras
-complete.
*Histórias;
*Máscaras.

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